descrição

Espaço de aprendizagem colaborativa, de construção do conhecimento e de interação, pretende sensibilizar/consciencializar a comunidade educativa para as medidas de prevenção e segurança.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A terra treme





Terra Treme- Exercício da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com diversas entidades parceiras, públicas e privadas e inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes  (http://www.unisdr.org/we/campaign/iddr).
Este exercício propunha-se envolver a comunidade escolar na preparação para o risco sísmico.

    O exercício “A TERRA TREME” teve a duração de um minuto. Os alunos em sala de aula protegeram-se debaixo das mesas e os que estavam nos campos de jogos ajoelharam-se, com as mãos à volta do pescoço.

    O exercício não se destinava apenas às escolas. Todas as pessoas, onde quer que estivessem, estavam convidadas a participar no exercício nacional e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: baixar-se sobre os joelhos para evitar que se possa cair durante o sismo; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, abrigar-se sob uma mesa resistente (por exemplo- caso da escola) e segurar-se a ela firmemente; por último, aguardar até a terra parar de tremer.

   Esta foi uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.

    Para mais informações, pode consultar-se o site www.aterratreme.pt, onde se pode encontrar uma explicação detalhada do evento, nomeadamente, informação sobre os 7 passos que devem ser incorporados antes, durante e depois (identificar e corrigir os riscos em casa; planificar um Plano Familiar de Emergência; preparar um kit de emergência; conhecer os pontos fracos do edifício; executar os três gestos que protegem; cuidar de si, dos seus e dos mais vulneráveis; estar atento às indicações das autoridades).

Autoras: Madalena Branco e Melanie Sousa 6º5
Clube de Proteção Civil



Sem comentários:

Enviar um comentário